terça-feira, 24 de junho de 2008

Mario Monicelli

monicelli 

Mario nasceu de uma família de origem mantovana, tendo crescido em Viareggio. Era o segundo filho do crítico teatral e jornalista Tommaso Monicelli. Em Viareggio vivenciou a efervescência cultural experimentada na cidade na década de 30.

Freqüentou o Liceu Clássico Giosuè Carducci, formando-se em história e filosofia. Ingressou no cinema graças ao amigo Giacomo Forzano, filho do comediógrafo Giovacchino Forzano, fundador de um estúdio cinematográfico, com o curioso nome de Pisorno - uma junção do nome de duas cidades rivais: Pisa e Livorno.

Desde o início, Monicelli vai delineando o particular espírito toscano que será determinante em sua poética cinematográfica que imprimiu na comédia. Dessa mente surgiram filmes inesquecíveis dentre os quais 3 de meus favoritos.

O Incrível exército de Brancaleone (L´Armata Brancaleone, 1966) - Já falei desse filme no primeiro post do blog, é ele que dá nome a esse blog.

quinteto

Quinteto Irreverente (Amici Miei Atto 2, 1982) - A comédia mais engraçada de todos os tempos, a cena da despedida na estação de trem é a mais engraçada que já vi, ao terminar o filme me deu vontade de fazer a mesma coisa.

parente

Parente é Serpente (Parenti Serpenti, 1992) - Se você é de uma família italiana típica vai adorar esse filme, me remete aos almoços de domingo na casa de minha avó, como a gente sobrevive a essas coisas eu não sei, mas ninguém melhor que Monicelli para traduzir isso tão bem para a tela do cinema.

Para deixar uma água na boca, dá uma olhada na cena da estação de trem (essa cena é do filme Caros Amigos parte I), o vídeo é comprido mas vale a pena, pra quem entende um pouco de italiano ou espanhol fica melhor.

Nenhum comentário: